Tradutor online

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Sua Língua pode te Matar!






A Língua também morde e pode até matar.


A alguns dias li uma matéria que explicava sobre o afastamento do humorista Rafinha bastos do programa CQC da Band. Na verdade enquanto estava escrevendo este post, li em um outro blog que devido a acontecido ele (Rafinha) havia entrado em desentendimento com a direção da Band e provavelmente sairia de vez da emissora. O que realmente tem acontecido é que a atitude do humorista Rafinha Bastos, afastado do programa CQC, da Band, continua causando controvérsias e críticas, agora entre os líderes evangélicos. Estive lendo alguns blogs evangélicos de renome e encontrei alguns textos muito bons e aproveitei alguns para este artigo. Um deles é do pastor Ed René, espero que gostem.

Depois do comentário grosseiro de Rafinha sobre a cantora Wanessa Camargo durante a apresentação ao vivo do CQC, na Band, religiosos se levantaram para repreender a atitude do apresentador e falar sobre a liberdade de expressão.

O pastor Ed René Kivitz, da Igreja batista da água Branca, escreveu um artigo em seu blog a respeito do assunto. O artigo, intitulado “Os loucos, os tolos e os deuses”, que fala sobre os limites da liberdade de expressão.

“Quando alguém cruza a linha e resvala, ainda que irresponsável e displicentemente, no que é considerado sagrado e intocável por uma sociedade, qualquer que seja ela, a resposta é imediata e contundente. O comentário de Rafinha Bastos a respeito de Wanessa Camargo e seu ventre materno extrapolou os limites aceitáveis”, disse Kivitz em seu artigo.

Segundo ele, a questão é distinguir quais são os tais limites à liberdade que devem ser aceitos. “Há os que escolhem a própria consciência como paradigma único”, diz o pastor. Para Kivitz, alguns desses personagens foram considerados pela sociedade como loucos, rebeldes, ou ávidos pela fama a qualquer preço, além de prepotentes e com falhas de caráter.

O pastor batista faz uma ponderação a respeito do que chama de ‘personalidades à frente do seu tempo’, como pessoas que construíram novos paradigmas de civilização, e cita Jesus de Nazaré: “são personalidades à frente de seu tempo que hoje reverenciamos, e um deles até hoje é considerado Deus – Jesus de Nazaré”.

Kivitz analisa a cultura do humor no Brasil, dizendo que enquanto não se pode fazer piada sobre a pedofilia, se pode fazer piada sobre Jesus. “No Brasil, você pode contar piada sobre Jesus, José e Maria, mas não pode fazer graça com pedofilia. Quem não respeita limites impostos pelo consenso para a sua liberdade, cedo ou tarde acaba crucificado. O tempo se encarrega de mostrar se o morto será esquecido como louco, sepultado como tolo, ou adorado como Deus”, conclui o líder evangélico. Lendo esta parte do artigo dele me veio a memória um frase dita por Voltaire, filósofo francês, ele disse seguinte sobre o cristianismo:"Cem anos depois de minha morte não haverá mais cristãos, não haverá mais Bíblias, não haverá mais a Palavra de Deus, e desaparecerá definitivamente toda memória de Cristo e seus ensinamentos...”
É... ele foi enterrado como um grande filósofo, mas também disse coisas que poderiam muito bem tê-lo classificado como louco. E o tempo mostrou isso com muita ferocidade, pois ele se foi e o cristianismo a cada dia se torna mais forte e visível na humanidade. A resposta para Voltaire já estava preparada antes dele nascer:"Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão." (Mateus 24v.35).


Outros pastores também divulgaram sua opinião sobre o caso em seus blogs. Foi o caso de Márcio de Souza, diretor do Seminário Teológico Casa do Oleiro.
“É o fim da picada. Esse cara tem que ser preso. Quero ver os defensores do humor partir em defesa do seu queridinho agora”, opinou o líder evangélico.
E claro que eu não estou aqui para julgar ninguém, acredito na palavra de Deus e ela afirma que todos nós seremos julgados por nossos atos, principalmente por nossas palavras, ou seja,por aquilo que falamos. Por este motivo eu vejo este acontecimento como uma aprendizagem. O humorista Rafinha Bastos, não controlou sua língua nada afiada e hoje está pagando pelo que fez. Nos como evangélicos temos a obrigação de sermos o exemplo e sempre mantermos nossa língua trancada dentro de nossa, e jamais a usarmos como arma, pois como no caso do humorista, esta mesma arma pode um dia se virar contra nós.
Aproveitando este assunto que realmente merece ser visto a fundo, pois nos mostra como tão perigosa pode ser nossas palavras, vou colocar abaixo um trecho de um estudo bíblico sobre a língua, e você poderá ver dentro da palavra de Deus como esse pequeno membro do corpo pode ser fatal ao próprio corpo, e não só a nosso corpo mas também a nossa alma e a nosso espírito.




De todas as tentações que enfrentamos, a mais persistente e difícil é a tentação de dizer alguma coisa que não devemos. Algumas pessoas lutam para eliminar palavrões e piadas sujas de seu falar (Efésios 4:29). Outros, despreocupadamente, mostram desrespeito pelo nome do Senhor, proferindo frases como “Meu Deus!”, ou “Meu Deus do Céu!” sem parar para pensar que eles estão tratando o nome do Santo Deus como se não fosse nada mais do que uma expressão comum de surpresa ou desgosto. Deus merece nosso completo respeito (Salmo 111:9-10).
Muitos usam a língua para espalhar boatos e fazer acusações sem fundamento (Provérbios 16:28; 1 Timóteo 5:13). Deste modo, eles podem destruir a reputação de pessoas boas, criar discórdia entre irmãos, e até impedir a divulgação do evangelho (1 Coríntios 3:3; 1 Tessalonicenses 2:15-16). Tais pessoas não são seguidoras de Cristo, mas do diabo, o pai das mentiras e o maior acusador de todos (João 8:44; Apocalipse 12:9-10; 22:8).
E todos nós batalhamos contra a tentação de falar antes de pensar, talvez uma palavra áspera ou crítica usada desnecessariamente, talvez uma expressão de raiva ou ódio. Uma simples palavra mal empregada pode levar uma nação à beira da guerra, destruir uma amizade de toda a vida, desfazer uma família, arruinar um casamento ou esmagar o auto-respeito de uma criança. “Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar” (Tiago 1:19).
“Ora, se pomos freios na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro. Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro. Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes cousas. Vede como uma fagulha põe em brasa tão grande selva! Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno” (3:3-6).
A língua é um pequeno membro do corpo, mas exerce um poder destruidor que ultrapassa todos os outros. Como o leme de um navio ou freio na boca de um cavalo, este pequeno membro é incrivelmente poderoso. Como uma faísca pode iniciar um fogo que destruirá uma floresta, assim a língua descontrolada pode destruir uma alma e criar uma miséria terrível para outros.
“Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano; a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero” (3:7-8). Os animais podem ser treinados. Um cão pode ser ensinado a sentar-se absolutamente imóvel no meio de uma multidão de pessoas, e não se moverá enquanto seu dono não o chamar. Mas a língua precisa ser sempre mantida sob supervisão. Nunca podemos deixá-la sem a rédea ou abrir sua gaiola e deixá-la livre.
Temos que manter domínio constante sobre nossas línguas para evitar o dano terrível que elas são capazes de causar. “Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas cousas sejam assim. Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso? Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce” (3:9-12). Contradições! Estes versículos estão cheios de contradições. Uma fonte de água só pode produzir um tipo de água. Uma planta só pode produzir o fruto que Deus pretendia.
A língua, então, deve ser usada somente para adorar a Deus e falar as coisas edificantes que ele nos ensina. Quando é usada para amaldiçoar os homens, que são criados à imagem de Deus, o propósito do Criador está sendo pervertido e esquecido. Usando a Língua como Deus Pretendia Voltemos ao princípio.
A língua não é inerentemente má. Há algumas coisas que podemos e devemos fazer com nossas línguas. Considere alguns exemplos:
- Devemos louvar e adorar a Deus. “Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome” (Hebreus 13:15).
- Devemos orar. “Orai sem cessar” (1 Tessalonicenses 5:17).
- Devemos confessar Cristo na presença dos incrédulos. “Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos” (Marcos 8:38).
- Devemos confessar nossos pecados e buscar o perdão. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel, e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9).
- Devemos edificar nossos irmãos. “Assim, pois, seguimos as cousas da paz e também as da edificação de uns para com os outros” (Romanos 14:19).
- Devemos abençoar os outros, até mesmo nossos inimigos. “Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis” (Romanos 12:14).
- Devemos sempre falar a verdade. “. . . seja o vosso sim sim e o vosso não não, para não cairdes em juízo” (Tiago 5:12). Lembremo-nos sempre que nossas línguas são dons de Deus para serem usadas em sua honra e glória.



Por Dennis Allan
www estudosdabiblia.net
Espero que tenham gostado deste pequeno artigo, montado é claro, com partes de outros artigos publicados por sites e blogs de renomados teólogos e estudiosos da palavra de nosso Senhor e Deus.
Sou Sidnei Batista seu irmão e amigo. E estarei sempre aqui pedindo a Deus em seu favor.
Que nosso Pai que estas no céu possa te abençoar grandiosamente.

Conheça também a Mensagem de Vida Wallpapers e a Mensagem de Vida Dowloadas










0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...